-
Arquitetos: HGAA
- Área: 240 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Duc Nguyen
-
Fabricantes: INAX, Tostem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bac Giang é uma cidade bastante tranquila localizada cerca de 60 km ao norte de Hanói, Vietnã. Aqui, existem principalmente casas de baixo gabarito e a densidade populacional não é muito alta. Assim como outras cidades no país, a arquitetura das moradias em Bac Giang não recebeu investimentos e atenção adequados. As pessoas ainda constroem modelos convencionais, que apenas se concentram na decoração da fachada da casa e na disposição dos móveis, mas não criam espaços verdadeiramente de qualidade, arejados e próximos à natureza. Além disso, essas edificações muitas vezes não são devidamente construídas, levando à sua rápida deterioração e à necessidade frequente de reformas e modificações ao longo do tempo.
Este é um projeto bastante especial, pois experimentamos uma estrutura inteiramente feita em concreto. A edificação está localizada em uma área urbana, com um terreno de 14x17 m e uma densidade construtiva de 50%. A abordagem desse projeto é semelhante aos outros do escritório, esperamos encontrar uma solução simples e sustentável para projetos habitacionais no Vietnã, ao mesmo tempo em que buscamos um equilíbrio entre arquitetura e natureza. Queríamos que o jardim não fosse apenas um elemento decorativo, mas se tornasse uma parte integral da casa e crescesse junto com ela. Ao mesmo tempo, com a escolha do concreto, cada decisão é cuidadosamente considerada para garantir que a casa possa ser utilizada por muito tempo sem precisar de reparos ou alterações.
Para este projeto, desejávamos construir uma casa de concreto aparente. Um material globalmente comum, mas que ainda é relativamente novo no Vietnã e em Bac Giang particularmente. Concreto e árvores verdes são uma combinação harmoniosa, complementando-se e criando uma sensação agradável no clima quente do Vietnã.
A opção escolhida são dois blocos deslocados criando jardins intercalados com a casa, gerando um equilíbrio entre natureza e arquitetura. Os espaços internos sempre têm vista para o jardim, sem a sensação de estar no meio de uma casa geminada. Embora inicialmente houvesse preocupações em relação aos materiais e ao formato da edificação, após a conclusão, os membros da família ficaram muito satisfeitos e acabaram mudando seus hábitos de vida. O proprietário passou a gostar de plantas, adorou cuidar da casa e se encantou com a beleza simples e rústica do concreto, do espaço e da luz.
Essa casa é um exemplo de como lidar com o contexto urbano. Ao prestar atenção no espaço geral, podemos agregar mais valor. Esperamos que a casa seja sempre sustentável e se torne mais bonita com o tempo. Embora a vida possa mudar, a casa estará sempre lá, junto com o jardim, testemunhando a vida acontecendo dentro dela todos os dias.